Liturgia das Horas, uma “escola de oração”

fevereiro 21, 2021

 


O que é a oração das Horas canônicas e por que ela é tão importante, não só para os padres e religiosos, mas para todos os católicos? Conheça nesta matéria sete razões para começar a rezar a Liturgia das Horas — e transformar isso num hábito para a sua vida.

Nosso Senhor mandou a seus discípulos que rezassem sem cessar. E embora muitos deles, durante os dias da vida terrestre de Cristo, não tivessem conseguido vigiar com Ele e cumprir esse mandato com toda a fidelidade, o Espírito Santo cuidaria de ensinar-lhes esse ofício e, século após século, inspirar os sagrados pastores, seus sucessores, para que tirassem do tesouro das Escrituras coisas velhas e novas.

A Liturgia das Horas nasce justamente do coração orante dos discípulos de Jesus.

Constitui primeiro um ato da Igreja de imitação do seu Esposo, que não deixou de rezar jamais, em privado e no Templo, em seu ministério público e no ápice de sua missão. Ao rezar as Horas canônicas, o Corpo dos fiéis se une à sua Cabeça mística, pois, na verdade,

a dignidade da oração cristã tem sua raiz na participação da mesma piedade do Unigênito para com o Pai e daquela oração que lhe dirigiu durante sua vida terrena e que agora continua, sem interrupção, em toda a Igreja e em cada um de seus membros, em nome e pela salvação de todo gênero humano (Instrução Geral sobre a Liturgia das Horas [IGLH], n. 7).

Isso significa que, seja qual for a oração que façamos, importa que sempre afaçamos “por Cristo, nosso Senhor”. É por isso que o santo Rosário tem como eixo os mistérios da vida de Jesus; é por isso que as ladainhas sempre terminam com uma oração que o menciona; é por isso que a prece mais rezada pelos católicos, a Ave-Maria, tem no centro justamente o santíssimo nome de nosso Salvador. As nossas devoções só têm sentido se feitas “por Cristo, com Cristo e em Cristo”. Ele é o centro: é tornando-nos um com Ele que podemos nos dizer verdadeiramente cristãos.

Além dessas muitas orações privadas que podemos fazer, no entanto, existe também a oração pública da Igreja, em sua liturgia. E é justamente aqui que entra, junto com a Santa Missa, a Liturgia das Horas.

Mas por que mesmo a oração das Horas canônicas é tão importante? E por que ela deveria ser rezada não só por clérigos e religiosos, mas por todo o povo de Deus? É o que queremos apresentar a seguir: sete razões, simples, para que também você comece a rezá-la — e não só agora, na Quaresma, mas por toda a sua vida.

Estamos em guerra!

Por que a Liturgia das Horas?! Primeiro, porque estamos num combate espiritual e, se há uma coisa que os Salmos lembram o tempo todo, é isso. Escritos em sua maioria pelo rei Davi, essas orações estão intimamente ligadas aos percalços de sua vida como guerreiro e governante. A todo instante acossado por inimigos, ameaçado por povos estrangeiros, perseguido por membros de sua própria família, Davi travou numerosas batalhas, e no meio delas elevava confiante sua voz a Deus, pedindo-lhe que o ajudasse e livrasse do mal: 

O inimigo persegue a minha alma,

ele esmaga no chão minha vida

e me faz habitante das trevas,

como aqueles que há muito morreram.

Já em mim o alento se extingue,

o coração se comprime em meu peito (Sl 142 [143], 3s)!

 Trechos como este estão hoje à inteira disposição da Igreja e de nós, que somos os seus membros, na luta contra os demônios e contra as pessoas e instituições que neste mundo, infelizmente, fazem as vezes deles e os representam. Falando, a propósito, das imprecações tantas vezes contidas nos Salmos (e que já tivemos a oportunidade de comentar aqui), D. Estêvão Bettencourt ensina o seguinte:

Para o cristão…, mesmo as imprecações mais veementes do saltério tomam valor cristão. Não há dúvida, o discípulo de Jesus tem por lei “amar os inimigos, orar pelos que o perseguem” (Mt 5, 39.44). Sem, porém, derrogar ao amor dos homens, ele pode, e deve, devotar ódio ao pecado e ao reino de Satanás; deve desejar a extirpação completa deste potentado e dos seus baluartes, baluartes que, em parte, são as tendências desregradas da própria natureza humana, em parte são tudo que há de mal disseminado em torno de nós. Que o cristão, pois, reze os salmos imprecatórios, tendo em vista os vícios e as instituições hodiernas inimigas do reino de Cristo, todas as instituições e seitas que se esforçam por disseminar o erro e o pecado no mundo. E contra tais esteios do mal não hesitará em proferir os salmos imprecatórios, do íntimo do coração, com a plenitude do seu amor para com Deus e o próximo [1].

Ou seja, a batalha do cristão não é apenas “contra os espíritos malignos nos ares” (Ef 6, 12). Na verdade, vai-se firmando, cada dia com mais clareza, uma espécie de encarnação do mal nas instituições, contra a qual também precisamos dirigir as nossas energias. Diante de um sistema a nível global que ataca a nossa fé, procura tirar as nossas liberdades, contaminar as nossas famílias, fazer uma verdadeira “lavagem cerebral” em nossos filhos, é preciso retomar a consciência de que somos Igreja, e Igreja militante. 

Sim, nós temos inimigos, mas não porque sejamos maus, violentos ou vingativos. O simples fato de amarmos Jesus e procurarmos seguir os seus Mandamentos é motivo suficiente para que o mundo nos odeie e persiga. Não sejamos, pois, ingênuos: estamos em guerra!

Sentimentos desordenados

Os nossos piores inimigos, porém, continuam sendo... nós mesmos. O mundo pode nos cercar de todos os lados, os demônios podem investir contra nós com todas as suas forças. Mas absolutamente ninguém tem o poder de nos arrastar ao pecado. Só nós, com o mau uso de nossa liberdade, podemos voltar as costas para Deus.

É, pois, porque temos os nossos sentimentos desordenados, em segundo lugar, que precisamos com urgência rezar a Liturgia das Horas. 

O rei Davi experimentou ao longo de sua vida todos os mesmos sentimentos que nos movem: amor e ódio, dor e prazer, alegria e tristeza, desespero e esperança, temor e coragem. Nenhuma dessas paixões escapou à consideração do salmista. Ao direcioná-las todas a Deus em oração, porém, essas realidades são ordenadas e “remediadas” por Ele. 

A verdade é que não podemos ficar simplesmente à mercê do que sentimos ou deixamos de sentir. Diferentemente dos animais, para os quais o instinto é um comando, nós podemos freá-lo e regular o nosso interior: 

Não queira ser semelhante ao cavalo,

ou ao jumento, animais sem razão;

eles precisam de freio e cabresto

para domar e amansar seus impulsos,

pois de outro modo não chegam a ti (Sl 31 [32], 8s).

Muitas pessoas não têm disciplina na oração, por exemplo, porque estão à mercê de gostos e de seu estado emocional: se não estão “com vontade”, não rezam, e enquanto a tal “vontade” não vem, ficam sem rezar. Isso pode durar dias, semanas, meses… Enquanto isso a vida passa, e nós ficamos longe de Deus.

A oração das Horas canônicas tende a remediar esse problema, na medida em que nos “obriga” a parar, de alguma forma, para que rezemos em momentos específicos do dia. Pois não podemos nos dirigir a Deus só quando estamos com ânimo e entusiasmo. Muito pelo contrário: nossa oração — como dito no início deste texto — deve ser perseverante, seja qual for a circunstância em que nos encontremos. Ao nos colocarmos diante de Deus para pronunciar os Salmos que desde sempre os seus filhos recitam, vamos nos surpreender em ver como eles “tocam” a nossa vida, lidando inclusive com a nossa mornidão e desânimo: 

Por que te entristeces, minh’alma,

a gemer no meu peito?

Espera em Deus! Louvarei novamente

o meu Deus Salvador (Sl 42, 5)!

Das profundezas, eu clamo a vós, Senhor,

escutai a minha voz (Sl 129, 1)!

O tempo consagrado a Deus

Afinal de contas, precisamos começar a fazer no tempo o que faremos por toda a eternidade, em terceiro lugar. 

Quem quer que comece a rezar a Liturgia das Horas facilmente se surpreende com a quantidade de “tempo perdido” que tinha antes de começar esse bom hábito. Nós nos iludimos muito com mil passatempos inúteis, e acabamos gastando boa parte do dia neles. Redes sociais, filmes e seriados na TV, conversas inúteis em WhatsApp e outros aplicativos de mensagens: se somarmos todo o tempo gasto com essas coisas, perceberemos o quanto andamos dispersos e desfocados, e como aquela história de que “não tínhamos tempo” para rezar não passava, na verdade, de desculpa esfarrapada.

A oração das Horas canônicas é, de fato, um prelúdio da vida eterna, onde só viveremos para amar e adorar a Deus. Ao nos levantarmos, rezamos as Laudes. No meio dos nossos trabalhos, a Hora média. O Sol se põe, é hora das Vésperas. Ao repouso precedem as Completas. Deste modo, toda a nossa vida é ritmada com esse louvor incessante a Deus. 

Essa consagração do tempo é importante porque, embora estejamos no tempo, somos da eternidade. Não fomos feitos para este mundo, para as coisas caducas aqui desta terra. Mas facilmente podemos cair nessa ilusão. A Liturgia das Horas age justamente como uma prevenção. Como ela nos mantém em contato contínuo com Deus, é um lembrete perene de que nossa alma precisa suspirar por Ele:

Sois vós, ó Senhor, o meu Deus!

Desde a aurora ansioso vos busco!

A minh’alma tem sede de vós,

minha carne também vos deseja,

como terra sedenta e sem água (Sl 62 [63], 2)!

 Com isso, a oração das Horas canônicas também nos prepara para receber melhor o sacramento da Eucaristia, em quarto lugar. Pois quem não sabe que um alimento se torna muito mais saboroso quanto maior for o nosso desejo de comê-lo?

A salvação das almas

Em quinto lugar, mas nem por isso menos importante: precisamos santificar a nós e aos que estão sob os nossos cuidados. 

Quem reza a Liturgia das Horas nunca está sozinho: sua voz se faz uma com a de toda a Igreja. E, se é verdade que por muito tempo essa oração foi identificada apenas com os padres e religiosos — naturalmente, já que essas pessoas estão obrigadas por voto a rezá-la —, o Concílio Vaticano II deu um grande incentivo a que também os leigos a rezassem. (Convenhamos que o uso do vernáculo tornou muito mais acessível o Ofício Divino. O antigo era feito todo em latim, e nem todos têm aptidão, tempo e facilidade para aprender esse idioma e rezar nele.) Por isso, a Instrução Geral da Liturgia das Horas dispõe que: 

Os grupos de leigos, em qualquer lugar em que se encontrem reunidos, são convidados a cumprir essa função da Igreja, celebrando parte da Liturgia das Horas, seja qual for o motivo pelo qual se reuniram: oração, apostolado ou qualquer outra razão. Convém que aprendam a adorar a Deus Pai em espírito e verdade, antes de tudo na ação litúrgica, e tenham presente que, mediante o culto público e a oração, atingem toda a humanidade e podem fazer muito pela salvação de todo o mundo (n. 27).

Como a oração de um simples fiel leigo pode atingir “toda a humanidade” e salvar “todo o mundo”? Ora, através do mistério da comunhão dos santos, que nos une não apenas aos santos do Céu, mas também a todos os nossos irmãos na fé, tanto aos que militam neste mundo quanto aos que padecem no Purgatório [2]! Como Igreja, fazemos parte de uma família, o Corpo místico de Cristo: nele, cada membro cuida do outro como se cuidasse de si próprio, pois é a saúde do organismo inteiro que está em jogo. À Cabeça, que é Cristo, todos nos dirigimos confiantes, pois foi Ele mesmo quem disse: “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á” (Lc 11, 9).

Esse trabalho de intercessão é tão importante, que as as Laudes e Vésperas da atual Liturgia das Horas trazem sempre o momento das Preces, no qual podemos apresentar a Deus, além das petições designadas no livro litúrgico, também as que trazemos em nossos corações. 

O perigo do ativismo

Essa obra de pedir a intervenção de Deus nas nossas vidas é muito mais fecunda que as nossas ações, por melhores e sacrificadas que sejam. Pois nós fazemos só o que nos é possível, enquanto com nossa oração nós confiamos as coisas a Deus, que tudo pode.

É justamente para repelir o “ativismo”, em sexto lugar, que serve a Liturgia das Horas. Assim como Deus criou todo o universo em seis dias e no sétimo descansou, também nós precisamos descansar de nossos trabalhos. Mas não descansar no sentido moderno do termo; hoje em dia, o único repouso que as pessoas conhecem é o dos lazeres vãos e o do relaxamento moral. A verdade, porém, é que nada pode trazer mais paz e tranquilidade à nossa vida do que aqueles momentos em que ficamos a sós com Deus, na vida de oração.

É claro que a récita das Horas canônicas não substitui nossa vida de oração íntima com Deus. Trata-se antes de algo a mais, de um cuidado maior que damos a Deus, de pequenos gestos de carinho, pequenos “eu te amo” que lhe dizemos ao longo do nosso dia. A união, no entanto, que acontece na oração íntima é insubstituível — assim como carinhos e belas palavras não substituem o ato conjugal na vida matrimonial.

Repertório para nossa oração pessoal

Mas até nisso a Liturgia das Horas nos ajuda, dando-nos “repertório”, por assim dizer, para nossa oração pessoal. Eis o sétimo e último motivo para rezá-la. Como diz o Apóstolo, “não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito ora por nós com gemidos inefáveis” (Rm 8, 26). Ora, que melhor auxílio nos poderia dar a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade do que as palavras que Ela mesma inspirou os autores humanos das Escrituras a escrever?

É nos Salmos, nos Evangelhos, nas Cartas dos Apóstolos que encontramos material para meditação e preces com que invocar a Deus. Como na Liturgia das Horas não rezamos só com a voz (oração vocal), mas também com a mente (oração mental) — do contrário, como lembra S. Teresa, nem se poderia chamar a isso verdadeira oração —, nossa memória vai-se alimentando com o que recitamos e, depois, quando formos para a intimidade do nosso quarto, poderemos falar a Deus com muito mais liberdade e leveza, repetindo os versículos que aprendemos.

No fim das contas, com a oração das Horas canônicas, todo o nosso dia se transforma em um grande hino de louvor a Deus, pois as frases que guardamos se transformam em jaculatórias com as quais podemos nos dirigir a Ele sempre (especialmente os trechos dos Salmos mais frequentes no Saltério, como o 50, o 62, o 109 e todos os das Completas):

Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor:
nenhum bem eu posso achar fora de vós!”

[...]

Ó Senhor, sois minha herança e minha taça,
meu destino está seguro em vossas mãos!
Foi demarcada para mim a melhor terra,
e eu exulto de alegria em minha herança!

Eu bendigo o Senhor, que me aconselha,
e até de noite me adverte o coração. 
Tenho sempre o Senhor ante meus olhos,
pois se o tenho a meu lado não vacilo (Sl 15 [16], 1s.5-8).

Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!
Na imensidão de vosso amor, purificai-me!
Lavai-me todo inteiro do pecado,
e apagai completamente a minha culpa!

Eu reconheço toda a minha iniquidade,
o meu pecado está sempre à minha frente.
Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei,
e pratiquei o que é mau aos vossos olhos (Sl 50 [51], 3-6)!

 Por onde começar?

Quem compreendeu todos os porquês acima deve estar se perguntando agora: “Tudo bem, mas por onde eu começo?”

Nessa matéria, a internet e os telefones móveis são ferramentas de grande auxílio aos católicos que rezam: com uma simples pesquisa por “Liturgia das Horas”, é possível encontrar uma porção de sites que disponibilizam gratuitamente essa oração pública da Igreja, sem falar dos aplicativos de celular para todos os gostos. 

Apesar de toda essa facilidade e conveniência, seria muito bom possuir o livro físico e rezar com ele, ao invés de simplesmente acessar um app digital em meio à miríade de outras coisas que acessamos com nossos smartphones e computadores. A razão é muito simples: assim como o livro litúrgico é consagrado para o culto a Deus, “é importante fazer desse tempo sagrado uma experiência que está, ao menos em alguma medida, ‘separada’ das coisas comuns”. 

Cada um deve proceder, no entanto, na medida de suas possibilidades. Evidentemente, é muito melhor rezar pelo celular do que não rezar de forma alguma.

A quem quiser, e puder

Permitam-nos, enfim, uma última palavra sobre o antigo Ofício Divino, que vigorou até 1971. Quem quiser fazer a experiência de conhecer um pouco mais a língua latina e rezar as Horas canônicas tal como a Igreja as rezou ao longo da maior parte de sua história, não hesite em acessar o site Divinum Officium e unir-se às comunidades tradicionais que adoram a Deus de acordo com as antigas prescrições litúrgicas, em conformidade com o que estabeleceu o Papa Bento XVI na Summorum Pontificum.

A experiência com o antigo Breviarium Romanum é frutuosa por várias razões, mas uma em particular é digna de menção: a disposição do Saltério ao longo de uma única semana (e não em um mês, como acontece hoje) ajuda-nos a ganhar uma familiaridade ainda maior com os Salmos, a ponto de quem os reza, em questão de pouco tempo, saber de cor o dia e até a hora da semana em que serão recitados. O famoso Salmo 22, por exemplo, é rezado toda quinta-feira, na hora Prima; o 42, com o qual começa a Missa antiga, está sempre nas Laudes da terça-feira; o 138 — “Senhor, vós me sondais e conheceis…” — nunca sai das Vésperas da sexta-feira; e assim por diante. Se no rito novo isso já acontece com alguns Salmos (como dissemos acima), no rito antigo isso se dá com todos eles [3].

Seja, porém, na forma ordinária, seja na forma extraordinária do rito romano, o que interessa mesmo é que rezemos mais, e que rezemos bem. A Liturgia das Horas nos ajuda a fazer as duas coisas: ao mesmo tempo que nos põe incessantemente na presença do Senhor, convocando-nos a cantar o seu louvor “do nascer do sol até o seu ocaso” (Sl 112 [113], 3), constitui uma verdadeira “escola de oração”. 

E não há notícia de que alguém tenha se arrependido de “fazer matrícula” nela.

Notas

1. D. Estêvão Bettencourt, Para entender o Antigo Testamento. 4.ª ed. Aparecida: Santuário, 1990, p. 151.
2. Vale a pena lembrar que, no antigo Ofício Divino, praticamente todas as Horas canônicas terminavam com a célebre oração pelos fiéis defuntos: Fidélium ánimae per misericórdiam Dei requiéscant in pace. Amen, “Que as almas dos fiéis defuntos pela misericórdia de Deus descansem em paz. Amém”.

3. Outra coisa que salta aos olhos é o peso de determinadas orações antigas, em comparação com as reformadas. Na antiga festa de S. Nicolau, por exemplo, a Igreja pede expressamente a Deus que, eius méritis et précibus, a gehénnae incéndiis liberémur, isto é, “por seus méritos e preces, sejamos livres das chamas do inferno”. Nas Completas antigas, os sacerdotes traçam todas as noites sobre o peito o sinal-da-cruz enquanto dizem: Convérte nos, Deus, salutáris noster, et avérte iram tuam a nobis, “Convertei-nos, ó Deus da nossa salvação, e afastai para longe de nós a vossa ira”. Hoje em dia, palavras como esta raramente se vêem na liturgia, e até o célebre hino Dies irae deixou de ser cantado ao fim do ano litúrgico. (Ele tornou-se facultativo, mas, na prática, sabemos o que isso significa.) Como triste consequência de omissões assim, o que se percebe ao longo das últimas décadas é que certas verdades da fé católica, que deixaram de ser rezadas, também estão deixando de ser cridas — especialmente pelo clero e pelos religiosos, que sempre foram os que mais contato tiveram com a divina liturgia. Um antídoto para esse mal (ou uma “vacina”, se preferirem) talvez seja voltar, senão à letra, pelo menos ao espírito das orações antigas, que refletem, com mais solidez e integridade, o que a Igreja sempre creu e ensinou, em seu Magistério e na vida de seus santos e santas. Os fiéis católicos leigos preservaram a fé, em grande medida, graças às devoções particulares antiquíssimas que conservaram em suas casas, não obstante a desorientação geral que invadiu os templos católicos nos anos seguintes à reforma litúrgica pós-conciliar.

veja também

0 comentários

Visite-nos

Mosteiro da Divina Misericórdia
Estrada Vicinal Danilo Gonzales
Km 6,7
Marília-SP

Contato

Mosteiro da Divina Misericórdia
Caixa Postal 1016
CEP 17506-970
Marília-SP
Telefone: (18) 99723-1993

Vocacional

Pe. Gabriel, FGMC
vocacionalmisericordia@hotmail.com
(14) 99800-1328