Jesus, o centro da vida

agosto 27, 2017


O catequista transmite não uma mensagem ou um conjunto de ideias próprias, mas, na realidade, uma pessoa: o próprio Cristo. E Ele é, ao mesmo tempo, o mestre e a lição. Jesus concede ao catequista participar de Sua própria missão, e fazê-lo instrumento para levar os outros à comunhão consigo.

Conforme o Catecismo da Igreja Católica (§427), "na catequese, é Cristo, Verbo Encarnado e Filho de Deus, que é ensinado; tudo o mais é-o em referência a Ele. E só Cristo ensina. Todo e qualquer outro o faz apenas na medida em que é seu porta-voz, consentindo em que Cristo ensine pela sua boca. Todo o catequista deveria poder aplicar a si próprio a misteriosa palavra de Jesus: 'A minha doutrina não é minha, mas d'Aquele que Me enviou' (Jo 7, 16)".

Acompanhemos o testemunho da catequista Silmara:

Ser catequista é ajudar aqueles que estão iniciando ou reiniciando a vida cristã a entrarem nesta dinâmica do encontro com Cristo: a descobrir que Ele está vivo no meio de nós, nos vê, ouve, compreende, perdoa, ama e, por isso, quer ficar conosco e nos ensinar que Ele mesmo é o caminho, a verdade e a vida.

Quando fui convidada, para ser catequista, tive um pouco de medo, pois falar de Deus, seus ensinamentos, e da igreja, requer uma vocação missionária a ser vivida. Tive a graça de nascer em uma família cristã, católica, que desde criança me ensinou os verdadeiros valores cristãos.

Há oito anos, aceitei esse chamado e iniciei, acompanhando minha mãe, que já vinha há muitos anos servindo a Deus, na catequese. Logo assumi uma turma na Crisma e, com muitas orações e a luz do Espírito Santo, tenho conseguido levar os ensinamentos para os jovens, aumentando assim o meu crescimento na fé e o conhecimento de Deus, que é o centro da nossa vida.

Ser catequista hoje está sendo um desafio, uma vez que estamos vivendo um tempo de muita inversão de valores, mas não podemos deixar de levar o verdadeiro ensinamento de Deus, e mesmo na correria do dia-a-dia, entre minha família e meu trabalho, consigo atender a esse chamado e ser instrumento de Deus. Sinto que vale a pena quando realizo os encontros, e vejo jovens que passaram por mim, atuando na igreja e na sociedade.

veja também

0 comentários

Visite-nos

Mosteiro da Divina Misericórdia
Estrada Vicinal Danilo Gonzales
Km 6,7
Marília-SP

Contato

Mosteiro da Divina Misericórdia
Caixa Postal 1016
CEP 17506-970
Marília-SP
Telefone: (18) 99723-1993

Vocacional

Pe. Gabriel, FGMC
vocacionalmisericordia@hotmail.com
(14) 99800-1328