Catequista por amor

agosto 27, 2017

Deus nos torna capazes de realizar a missão à qual Ele mesmo nos chama. Basta que coloquemos mãos à obra, que confiemos nEle, e que não caiamos no comodismo no meio da jornada. Àquele que faz sempre a sua parte, que se empenha com amor no exercício da vocação, nunca falta o apoio da graça divina, que age sempre muito além dos nossos merecimentos. Vejamos como a catequista Filomena vivencia isso em sua missão.

Meu nome é  Filomena, e resido em Lucélia, SP. Sou casada há 33 anos, e tenho um casal de filhos. Nasci no catolicismo. Meu pai faleceu muito cedo, e minha mãe sempre viveu e testemunhou o amor de Deus, desde meu nascimento. Fui batizada no dia em  que nasci, há 61 anos. Recebi a minha primeira Eucaristia aos nove anos de idade, e a crisma aos 10 anos.


Desde então, ainda jovem, já participava dos serviços da Igreja, mas o que mais gostava era de participar dos encontros de formações para catequistas. Nesta época o Pároco era o saudoso Padre Januário. Durante sete anos, participei dos cursos de formação e ele, muito minuciosamente, me observava (palavras dele), até que um dia recebi dele  o convite para ser catequista. Levei um susto, e tive grande medo da responsabilidade que teria que assumir. Aquela semana foi pra mim motivo de muita preocupação, mas disse “sim” a ele e a Deus. No momento pensei: se fui chamada a ser catequista é porque Deus confia em mim para essa missão, e Ele me vê preparada para testemunhar o seu amor, e assim  me vejo até hoje.


Às vezes surgem muitas dúvidas na compreensão das leituras e materiais didáticos, mas a grandeza de ser catequista é isso: estudar cada palavra, entender, testemunhar e deixar ecoar o amor de Jesus Cristo no coração dos catequizandos, pois com o amor do Senhor surgem os entendimentos, pois Ele coloca em mim palavras e gestos precisos a todos os momentos. Eu confio em Deus e vou continuar contribuindo mais, para que minha Catequese com as crianças seja como grãos de areia no mar,  e saibam que a coisa mais bonita é sentir a cada dia a grandeza do amor de Nosso Senhor Jesus Cristo em nossas vidas.

Agradeço a cada pároco que passou pela nossa paróquia, especialmente o saudoso Padre Januário que, por intermédio de Deus, me deu esse presente tão especial de poder testemunhar meu amor pelo meu criador. Pra mim está sendo uma experiência enriquecedora porque ser Catequista. Foi a melhor benção e presente que Deus me deu, pois me ajuda a ser melhor sempre,  para mim e para os que convivem comigo. Cada encontro de catequese que preparo para  passar aos catequizandos, é  pra mim ocasião de um novo encontro com Deus.

Sinto-me abençoada e extremamente agradecida a Deus, pois sou Catequista por Amor.

veja também

0 comentários

Visite-nos

Mosteiro da Divina Misericórdia
Estrada Vicinal Danilo Gonzales
Km 6,7
Marília-SP

Contato

Mosteiro da Divina Misericórdia
Caixa Postal 1016
CEP 17506-970
Marília-SP
Telefone: (18) 99723-1993

Vocacional

Pe. Gabriel, FGMC
vocacionalmisericordia@hotmail.com
(14) 99800-1328