Qual é a missão dos Monges e Monjas na Igreja e no Mundo?

outubro 07, 2015

Palavra do Prior – Mês de Outubro de 2015 – ANO DA VIDA CONSAGRADA

Todo Consagrado pelo Batismo assume o tríplice caráter Cristológico: Sacerdote – Profeta – Rei. Os Consagrados numa vida monástica assumem os deveres de todos os cristãos na graça infusa pelo batismo. Acreditam fielmente que dentre diferentes vocações específicas da  Mãe Igreja são chamados a viverem de forma radical a vida contemplativa, ou seja, gastarem maior parte do tempo em oração e na escuta da Palavra de Deus. No “abandono”  estes homens e mulheres se lançam na vida espiritual ascética para serem através do silêncio, Sacerdotes, Profetas e Reis tais como todos os missionários.   
A presença dos monges e monjas na vida da Igreja, em si revela ao mundo que são missionários. Na vida de oração estão sempre em saída, mesmo recolhidos anunciam a todos que Deus existe, que Jesus tem Palavras de Vida eterna. Provocam nas pessoas que vivem indiferentes com os valores do Evangelho a pensar. O que eles encontraram?
Como Sacerdotes pelo batismo a missão dos contemplativos é através da oração e do trabalho oferecer sacrifícios de oblação ao Senhor da Vida pela humanidade, é sustentar os que lutam para proclamar a Boa Nova, como Moisés que orava de braços erguidos enquanto Josué lutava.
Como Profetas silenciosos anunciam para o mundo que todo ser humano busca no  mais intimo de si a voz Daquele que o criou. Acreditam que depois de passarem por este mundo estarão a sós, em Deus. Antecipam então aquilo que o próprio Jesus disse: na eternidade viverão como anjos.
 Como reis e rainhas se colocam diante do Deus Altíssimo bendizendo incessantemente de forma ininterrupta através da salmodia. Portanto a missão dos que assumem a vida monástica é reinar sobre o mal ao renunciar o estilo de vida escravizada pela sociedade secularizada.
Para nós, Monges da Divina Misericórdia temos como missão por primeiro, ser com todos os contemplativos e contemplativas, uma comunidade que expressa o amor de Deus entre nós. Sermos sinais de misericórdia para aqueles que não acreditam na misericórdia de Jesus, e interceder constantemente para a humanidade. Santa Faustina ao se referir a vida de oração dizia: que nossa oração desbravaria os países mais selvagens, quer dizer: atingiríamos os corações empedernidos. Cremos que ao implorar a misericórdia Jesus visita tantos irmãos que nunca iremos conhecer. Temos a missão de rogar pelos sacerdotes para que suas palavras sejam fortes e libertadoras. Imploramos a misericórdia para eles, pra que sejam santos para a glória do bom Deus. Nossa missão é a ajudar os fiéis e os que perderam a esperança a confiar plenamente em Deus que é misericordioso.
Enfim, roguemos pelos contemplativos para que tenham a graça da santa perseverança em suas vocações. Amém!
Pe. Estêvão Maria da Divina Misericórdia, FGMC

Superior do Mosteiro da Divina Misericórdia

veja também

0 comentários

Visite-nos

Mosteiro da Divina Misericórdia
Estrada Vicinal Danilo Gonzales
Km 6,7
Marília-SP

Contato

Mosteiro da Divina Misericórdia
Caixa Postal 1016
CEP 17506-970
Marília-SP
Telefone: (18) 99723-1993

Vocacional

Pe. Gabriel, FGMC
vocacionalmisericordia@hotmail.com
(14) 99800-1328