Amor e Misericórdia

junho 11, 2016

Palavra do Superior – Mês de Junho de 2016 – ANO SANTO DA MISERICÓRDIA
                                                                                 
    A m o r     e     M i s e r i c ó r d i a

O Apóstolo João diz em sua primeira Epístola que “Deus é Amor” (cf. 4,16).  Podemos dizer também que Deus é misericórdia.

Quando invocamos a misericórdia de Deus geralmente é um clamor diante das angustias ou sofrimentos que estamos enfrentando. A palavra de Deus ao revelar a misericórdia divina nos assegura que a misericórdia é um agir amoroso de Deus Pai para com seus filhos, é uma ação que se movimenta no intuito de salvar a humanidade, independente de nossos sentimentos ou atitudes, a misericórdia é oferecida a todos que a invocam com confiança.

Nos momento em que nos deparamos com nossa realidade de pecador, ou seja nossas fragilidade pelas faltas cometidas, podemos sentir na plenitude o amor misericordioso de Deus que vem ao encontro da nossa miséria. É neste momento que fazemos a experiência da misericórdia divina. Deus só pode manifestar seu amor misericordioso para aqueles que o procuram. São Bernardo disse que a misericórdia divina só existe por causa da miséria humana. Penso que é verdade, pois os anjos não necessitam da misericórdia, são plenos do amor. Assim podemos compreender que a misericórdia é um movimento do amor de Deus que vem sanar a miséria do coração de cada homem, de cada mulher que se encontra vazios do amor divino, ou seja, deixaram de alimentar-se do amor divino, alimentando-se de seu amor próprio voltaram-se para si mesmos, desta maneira se perderam no amor egoísta, aquele que o pecado original deixou como herança pela desobediência de Adão e Eva.

Podemos ainda compreender à luz do Espírito Santo que a ação do amor misericordioso que sai do coração do Pai se revela de forma plena no Filho Jesus Cristo, que é o “Rosto da Misericórdia”  (Bula Papal – Misericordiae Vultus). O verbo Divino ao encarnar-se ocupou um espaço no cromus, ou seja, viveu por um tempo neste mundo visível. Adquiriu um corpo humano “Se fez carne e habitou entre nós” (cf. Jo. 1,14). Veio por amor ao Pai, manifestou com a vida o amor do Pai por toda a humanidade. O amor misericordioso que Jesus veio revelar ao mundo é um movimento que age e supre no homem o vazio causado pelo pecado. Fez-se Pão, quis ser alimento para sustentar a fraqueza humana. O amor misericordioso que age através de Jesus para todos nós é uma resposta amorosa do filho para com o Pai, no pleno desejo de Salvar cada homem, cada mulher, pois é a glória de Deus.

Quando o pecador se abre ao amor misericordioso de Deus encontra um caminho seguro, encontra a verdade e encontra a verdadeira vida: “Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai se não por mim” (cf. Jo 14.6). O caminho seguro para receber a misericórdia divina é Jesus. Santa Faustina em sua experiência mística vê Jesus que apresenta seu coração, e de seu coração saem raios vermelho e branco. Ela perguntou a Jesus o significado dos raios Ele disse que eram Sangue e Água, raios de misericórdia que jorraram de seu coração. Disse também que todo pecador só encontrará a paz se aproximar de sua misericórdia com confiança. Ensinou ainda a rezar de forma simples, implorar a sua misericórdia, para os pecadores do mundo inteiro: “Pela sua dolorosa paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro”. Ao rezar pelos pecadores nos incluímos e nos sentimos abraçados pelo amor misericordioso de Deus.

Desejo que neste ano Jubilar, ano da misericórdia, todos os que estão afastados de Deus possam retornar ao seu amor e misericórdia encontrando a Paz.
                               

Pe. Estêvão Maria da Divina Misericórdia, FGMC

Superior do Mosteiro da Divina Misericórdia

veja também

0 comentários

Visite-nos

Mosteiro da Divina Misericórdia
Estrada Vicinal Danilo Gonzales
Km 6,7
Marília-SP

Contato

Mosteiro da Divina Misericórdia
Caixa Postal 1016
CEP 17506-970
Marília-SP
Telefone: (18) 99723-1993

Vocacional

Pe. Gabriel, FGMC
vocacionalmisericordia@hotmail.com
(14) 99800-1328