Consagrado para amar!

agosto 01, 2015

Palavra do Superior – Mês de agosto de 2015 – ANO DA VIDA CONSAGRADA
Quando ouvimos falar de Consagrados pensamos logo nos homens e mulheres que pertencem a uma Congregação, a um Instituto ou a uma comunidade de religiosos. Na prática, pensamos nas freiras e padres. Sim, são destes homens e mulheres que gostaria de falar um pouco neste mês de agosto, mês vocacional em que somos chamados a rezar e a ilustrar este importante dom de Deus para a Igreja e para toda a sociedade.
Quem são os Consagrados da Igreja Católica Apostólica Romana? São homens e mulheres que foram chamados à vida pelo Criador – Deus Pai – e receberam da Mãe Igreja o batismo, que os tornaram discípulos de Jesus Cristo pelo poder do Espírito Santo. Uns foram batizados quando, crianças outros já adultos, mas todos com o mesmo sinal: pela água e oração foram inseridos na comunidade dos cristãos e ali já foram consagrados para uma vida santa, chamados a ser sal da terra e luz do mundo. O sacramento do batismo oferece a cada batizado uma vocação específica. A maior parte é chamada a consagrar a vida formando família, uma pequena parte é chamada  a consagrar a vida no seguimento radical de Cristo  para de forma particular anunciar o Evangelho do Senhor.
Dentre os Consagrados encontramos variadas expressões do Evangelho: Uns se dedicam a cuidar dos idosos, outros das crianças, outros dos doentes, outros dos presos, outros da produção dos escritos religiosos, muitos das paróquias e uma pequena parte escondidos nos claustros dos mosteiros na vida de oração. Desta forma, formam um belo mosaico apresentando o Rosto Misericordioso de Jesus para o mundo. Podemos dizer ainda que estes homens e mulheres consagrados, sendo Um-com-O-Sagrado, assumem os Conselhos Evangélicos: Pobreza Castidade e Obediência a exemplo do próprio Jesus para melhor servir os irmãos e irmãs.
Se perguntarmos para a sociedade moderna da importância desses estilos de vida dos Consagrados veremos que a maioria não entende o porquê, mas, a vocação dos consagrados está fundamentada na Palavra do próprio Jesus que disse: “Quem perde sua vida por causa de mim, encontrá-la-á”. E ainda: “Quem deixar pai, mãe, irmãos, mulher e bens por causa do Reino, receberá neste mundo sem vezes mais, com perseguição. E no futuro a vida eterna”.
Portanto, cada vocação Consagrada da Mãe Igreja no que se entende “chamado” de Jesus só tem sentido de existir se for uma vocação para viver plenamente o amor. Toda força de um Consagrado está no amor de Deus. É Nele e Dele que vive os que dizem “Sim” a esta bela vocação. Termino interrogando e afirmando: Para que se consagram homens e mulheres na Igreja? Para Amar!

Pe. Estêvão Maria da Divina Misericórdia, FGMC

Superior do Mosteiro da Divina Misericórdia